terça-feira, 18 de março de 2008

Quinta-feira, 13 de Março de 2008. Partida de Bangalore com destino a Delhi. Chegada às 21h. Encontrei-me com Ricardo, Kwame e Jaime e “let´s go party”. Foi mais uma grande noite…aliás, como tem vindo a ser hábito! Os detalhes foram censurados.

O primeiro dia em Delhi foi passado a visitar alguns pontos importantes da cidade. Como estavam todos a trabalhar, aventurei-me sozinho.

Comecei pelo Red Fort, em Chandni Chowk. Este é o poderoso símbolo da nação indiana. Aqui que se hasteou pela primeira vez a bandeira nacional, quando a Índia se tornou uma nação independente em 15 Agosto de 1947.
Porta Lahore, de onde o primeiro-ministro assiste à parada do Dia da Independência.

Caminhando pelo forte cheguei ao Diwan-i-Aam, “um átrio de arenito vermelho com 60 pilares, onde o imperador concedia as suas audiências. O imperador sentava-se debaixo do dossel de pedra esculpida, enquanto o banco mais abaixo se destinava ao chefe dos ministros.”Segui para Jami Masjid, a maior mesquita da Índia, que está no topo de uma colina, “com os seus sobranceiros minaretes e imensas cúpulas de mármore”.Fiz o percurso pedestre que o Guia American Express recomenda. Parti para Dariba Kalan Street, onde encontrei a famosa perfumaria de Gulab Singh. Descobri-a facilmente, tal era o agradável cheiro que a metros de distância se sentia.Cruzei Kinari Bazaar Street e foi então que entrei num mercado apinhado de tendas onde se vende toda a espécie de enfeites dourados e prateados, como tranças, grinaldas e turbantes, para casamentos e festivais.Passámos o serão em casa e na conversa. No dia seguinte partiríamos cedo para Agra.

Viagem a Agra:
Partida às 5h00m. Primeira paragem às 8h30m, em Sikandra, uma pequena vila nos arredores de Agra, onde está sepultado o imperador mongol Akbar. “Terá sido ele a criar e a iniciar a construção do seu próprio mausoléu, mais tarde alterado e concluído pelo seu filho Jahangir. O resultado foi este complexo simetricamente perfeito, com o túmulo no centro de um jardim murado.”

Chegámos finalmente a uma das 7 maravilhas do mundo – O Taj Mahal. “Um dos mais famosos monumentos do mundo, foi construído pelo imperador mongol Xá Jahan em memória da sua esposa favorita, Mumtaz Mahal, falecida em 1631”. Já foi descrito como “uma miragem, um sonho, um poema, uma maravilha”. A Fonte de Lótus, reflecte o túmulo nas suas águas. Seguiu-se Fatehpur Sikri, que foi capital mongol durante 14 anos, um “exemplo de cidade mongol fortificada, com portas imponentes e zonas públicas e privadas bem definidas”.
Badshahi Darwaza – a porta real para entrar no complexo, sendo essa entrada presenteada com a vista da mesquita sagrada. Mesquita sagrada ao fundo e Túmulo do Xeque Salim Chishti – edifício branco, lado direito. Dentro do Túmulo do Xeque Salim Chishti. Como fundo Buland Darwaza – foi nos dito, por um guia desajeitado, ser a porta para o povo e a maior passagem do mundo, cerca de 54m.
A Mesquita principal – Hujra – na direcção de Meca.
Nós com Panch Mahal – “Este pavilhão aberto com cinco andares dá para a Corte Pachisi e é onde as rainhas de Akbar e as suas servas desfrutavam da brisa nocturna.”
Regressámos a Delhi pelas 21h00m, mesmo a tempo de jantar com o Ricardo, que teve de trabalhar nesse dia e por isso não foi connosco. Depois de jantar fomos conhecer mais um espaço nocturno, numa versão light.

Domingo foi dia de brunch português. Encontrámos alguns dos expatriados portugueses em Delhi. Foi muito bom partilhar experiências. Encontrámos também com Filipe Honrado, representante do AICEP na Embaixada Portuguesa de Delhi.
Regresso a Bangalore no final da tarde.

3 comentários:

* Morena * disse...

Zezito, amor...

Só para deixar um beijinho enorme e dizer que estou cheiiinha de saudades tuas! (e com um bocadinho de invejinha... mas daquela boa! tu sabes...) ;)


* * * *

Simãozinho, o Bife disse...

Os nossos indianos sempre em grande.
Keep up the good vibes.
Abração

Ricardo Silva disse...

5ªfeiras... detalhes censurados!!! Muito bom

Mais uma grande reunião C11 na India... e sempre a manter o espirito falperra em alta!

Grande abraço e curtam ai a civilizaçao