quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Qual é, afinal, o papel da mulher na sociedade indiana?

Fui almoçar com o meu chefe/tutor. Fomos a uma das várias cantinas do campus*. Comprei o meu almoço. O chefe traz sempre comida de casa. Curioso com a situação, lá perguntei: “Prefere cozinhar a própria comida?”. A resposta, com indignação, foi: “Eu? Eu não cozinho. A minha mulher levanta-se cedo todas as manhãs para me fazer o almoço”. Travei uma gargalhada.

Foi então que concluí…a mulher indiana é submissa.

Nesse mesmo dia, a caminho do hotel, no trânsito caótico e próprio de Bangalore, enquanto esperava que o autocarro andasse mais uns metros, reparei num casinhoto. Era uma lavandaria. Quem estava a passar a ferro era um homem. A sua senhora quadrada repousava numa bela cadeira embalada pela imagem de ver seu marido a trabalhar. O ferro era a carvão, daqueles que temos em casa como peça de museu e com o qual nos disseram que outrora se passava a ferro, mas ninguém da nossa geração o viu a funcionar.

A minha ideia de submissão da mulher indiana desvaneceu naquele momento.





*Por curiosidade, sabiam que na Índia há dois tipos assumidos de pessoas?! Os VEG e os NON VEG. Em qualquer parte há a separação. Temos as cantinas VEG e as cantinas NON VEG. Em comum têm…spicy food, I mean…alwaysspicy!

2 comentários:

Jaime Silva disse...

De facto não é nada fácil perceber as relações sociais deste país...

Eu estou aqui há duas semanas e a única mulher com que falei é mexicana...

Tisha disse...

Aiiii que gente confusa... e perguntarem directamente a alguém? É que agora fiquei curiosa :P